sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Quantidade média de cafeína nas bebidas

Quantidade média de cafeína nas bebidas.


A princípio, não. Aliás, 100 mililitros de um bom café expresso podem conter 13 vezes mais cafeína que a mesma quantidade de chá-mate. Mas a coisa é um pouco relativa. "O teor de cafeína, tanto no café como no mate, varia em função de vários fatores: a região do plantio, como o produto é processado na indústria, a quantidade de água usada no preparo", diz a nutricionista.
Deborah Markowicz, da USP. Assim, 100 mililitros de chá-mate industrializado podem ter até 25 miligramas de cafeína, em vez do valor médio de 7 miligramas que aparece na tabela. Outro exemplo: o mate usado no chimarrão pode ser ainda mais forte. "Quando a erva é torrada, na indústria, ela perde cafeína", afirma o biólogo Marlus Kormann, que trabalha para uma empresa fabricante de chá-mate.

Para você ter uma idéia: 100 mililitros de chimarrão podem ter entre 29 e 89 miligramas da substância. A mesma quantidade de um café coado bem fraquinho, do jeito que os americanos gostam, tem 25 miligramas de cafeína. Já um coado bem forte, no estilo brasileiro, chega a 100 miligramas. Além do café e da erva-mate, a cafeína também é encontrada no chá comum (feito com a planta Cexpresso amellia sinensis), no chocolate e em refrigerantes como o guaraná e os do tipo cola.

Quantidade média de cafeína em cada 100 mililitros da bebida.
Café expresso - 95 mg

Café coado* - 40mg

Chimarrão* -   89 mg

Chá comum* - 23 mg

chá verde* - 15 mg

Coca-Cola - 9 mg

Chá-mate* - 7 mg

Achocolatados - 2 mg

Guaraná** - 0,9 mg

Café x chá verde
O CHÁ VERDE contém cafeína (a metade da quantidade do que é encontrado no café). Para as pessoas mais sensíveis à cafeína, o excesso pode provocar insônia, ansiedade, irritabilidade, dores de estômago, náuseas, palpitações.

Ainda que você precise do café para acordar, faça a substituição. Afinal, o chá verde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. "Diversos estudos mostram que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.
Fonte: Biopsico Saúde